Certa vez me pediram para resumir em uma palavra o que era ser mãe. Mas eu estava (somente) grávida. Eu ainda era mãe de ventre, não de colo.
E esses lugares são completamente distintos. Por mais próximos que a gestação nos deixa do nosso filho – ele está dentro de nós! – é impossível visualizar, e assim resumir, o que efetivamente é ser mãe, quando não temos aquele ser tão pequeno em nossos braços (o que confirma que sangue não define maternidade).⠀
⠀É conexão, é presença e é tempo, muito tempo, que nos ensinam a nadar nesse mar. Tem onda, tem maré, calmaria, mergulho e, finalmente, respiro. E o ciclo repete. Infinitas vezes.⠀
⠀Ter nosso ventre e coração preenchidos por essa espera nos prepara para o mar que iremos conhecer. Mas somente estando mergulhadas nele que é possível abraçar, compreender e aceitar que cada nado é para o encontro de quem, enfim, nos tornaremos: mães.
A gestação é a caminhada para o grande encontro: o nascimento.
E por isso que registrar esse momento da mãe/mulher gestando o filho, e junto com ele a responsabilidade, o amor e a montanha russa de emoções que é ser mãe, é um desafio que faço com amor, respeito e honra.
O ensaio “La madre” é um momento de conexão, empoderamento e celebração!🤎
Vamos eternizar esse momento juntas? Conheça mais sobre tocando aqui.
Comentários
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *